quarta-feira, 21 de abril de 2010

Morreu Jose Antonio Samaranch


O antigo presidente do Comité Olímpico Internacional faleceu esta manhã num hospital de Barcelona, depois de uma grave insuficiência cardíaca.

Jose Antonio Samaranch faleceu ao final da manhã desta quarta-feira, não resistindo às complicações cardíacas com que deu entrada num hospital em Barcelona. O antigo presidente do Comité Olímpico Internacional tinha 89 anos.
O falecimento foi confirmado às 13:25 (12h25 em Lisboa), tendo a causa de morte sido uma paragem cardio-respiratória e ocorreu minutos depois do hospital divulgar uma nota em que apontava que Samaranch se encontrava em “choque irreversível” e “estado crítico”.
Samaranch faleceu na unidade de cuidados intensivos onde tinha entrado no domingo por uma insuficiência coronária.
O presidente da Catalunha, José Montilla, receberá quinta-feira os familiares de Samaranch que chegarão ao Palau da Generalita onde será instalada a capela ardente, como ocorre normalmente com quem recebeu, como o ex-responsável máximo do COI, a Medalha de Ouro desta região autónoma espanhola.
Haverá um acto restrito aos familiares antes da abertura da capela ardente ao público, a partir das 12:00.
A saúde de Samaranch - que presidiu ao COI entre 1981 e 2001 e se tornou para muitos o rosto mais conhecido do movimento Olímpico – tinha vindo a agravar-se nos últimos anos, tendo em 2001 chegado a entrar num centro clínico suíço por “fadiga extrema”.
Sete anos depois sofreu um quadro de hipertensão e em Outubro do ano passado desmaiou no Mónaco, o que levou a nova entrada num centro hospitalar.
Em Fevereiro deste ano assistiu em Vancouver a várias competições dos Olímpicos de Inverno e há poucos dias fez as suas últimas declarações públicas, lamentando a morte do jornalista desportivo Juan Manuel Gozalo.
Samaranch é considerado um dos responsáveis pela modernização dos Jogos Olímpicos e pela incorporação dos países do bloco comunista.
Vários sites espanhóis têm já páginas alargadas com a biografia e outras informações sobre Samaranch, incluindo espaços para que sejam deixadas mensagens de condolências.
Samaranch foi internado terça-feira devido a problemas cardíacos e o seu estado não registou qualquer alteração durante a noite, segundo um porta-voz do Hospital Quiron. A mesma fonte referiu que Samaranch esteve sob sedativos e com respiração assistida e era suposto ter efectuado novos testes durante o dia de hoje.
Juan Antonio Samaranch entrou em choque após ter sido internado devido ao que foi diagnosticado como “uma severa insuficiência cardíaca”.

Sem comentários: